A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), irá realizar ao longo do mês de junho ações educativas voltadas à segurança dos pedestres. A iniciativa começará a partir das 8h e tem como objetivo conscientizar condutores e pedestres sobre a importância do respeito à faixa de travessia e da adoção de comportamentos seguros no trânsito.
Como parte da programação, a SMTT realizará a ação “Forró na Faixa”, que contará com a participação de um trio pé-de-serra disponibilizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). A proposta é unir educação para o trânsito e elementos da cultura junina para chamar a atenção da população de forma lúdica e interativa.
As atividades ocorrerão às quartas e sextas-feiras durante todo o mês de junho, em diferentes pontos da capital. A primeira ação está programada para esta quarta-feira, 3, na região da Rodoviária Velha, de onde as equipes seguirão realizando abordagens educativas em áreas de grande circulação de pedestres no centro da cidade.
A SMTT já desenvolve ações permanentes de educação para o trânsito desde o início do ano, incluindo atividades específicas sobre o uso correto da faixa de pedestres e orientações em portas de escolas. Com a chegada das férias escolares em parte da rede de ensino durante o mês de junho, a expectativa é de aumento na circulação de crianças e adolescentes nas vias, o que reforça a necessidade de atenção redobrada por parte dos motoristas.
De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT, Lacerda Júnior, a intensificação das atividades foi motivada pela preocupação em ampliar a conscientização tanto dos motoristas quanto dos pedestres para reduzir os riscos de sinistros. “Apesar de o pedestre ter prioridade na travessia, é fundamental que ele sinalize sua intenção de atravessar e observe se os veículos realmente pararam. Da mesma forma, os condutores precisam estar atentos e respeitar a preferência de quem utiliza a faixa”, destacou.
Segundo o coordenador, a educação para o trânsito é um trabalho contínuo, cujos resultados são percebidos a médio e longo prazo. “A mudança de comportamento exige persistência e constância. Acreditamos que cada ação educativa pode fazer a diferença e, se conseguirmos evitar um único atropelamento ou salvar uma vida, todo o esforço já terá valido a pena”, afirmou.
