A Semana Municipal do Trânsito teve início na manhã desta segunda-feira, 22, com uma ação educativa promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco, no Centro da capital. A atividade teve como foco conscientizar a população sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas.
A programação contou com a participação do Grupo Cones de Teatro, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT, que realizou intervenções lúdicas e abordagens educativas junto aos frequentadores do mercado. Durante a ação, o público também teve a oportunidade de utilizar óculos simuladores dos efeitos da embriaguez, experimentando, de forma segura, alterações na percepção, no equilíbrio e nos reflexos provocados pelo consumo de álcool.
De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT, Lacerda Júnior, a iniciativa busca sensibilizar a população para a adoção de comportamentos mais seguros, especialmente durante o período junino, quando aumenta o fluxo de pessoas e o número de confraternizações.
“Estamos celebrando a Semana Municipal do Trânsito para reforçar a importância dos cuidados nas vias de Aracaju. Precisamos lembrar que álcool e direção não combinam, principalmente neste período de festas. É fundamental respeitar as regras de trânsito e adotar atitudes responsáveis, porque uma cidade que se preocupa com a segurança e o bem-estar de todos é uma cidade melhor para se viver”, afirmou.
A comerciante Aline Moura, de 37 anos, acompanhou a atividade e experimentou os óculos simuladores. Para ela, a ação é importante para alertar a população sobre os perigos da combinação entre bebida alcoólica e direção.
“É muito bom ver a SMTT realizando uma ação como essa aqui no mercado, porque muita gente acaba sendo orientada. Quando saímos para aproveitar os festejos juninos, é importante não misturar álcool e direção e optar por outros meios de transporte, como carona, táxi ou aplicativo”, disse.
Quem também aprovou a iniciativa foi o guia de turismo Eduardo Cabral, de 48 anos. Segundo ele, ações educativas contribuem para a prevenção de acidentes e para um trânsito mais seguro.
“Estou acompanhando esse trabalho da SMTT aqui no mercado e acho muito importante essa conscientização sobre os riscos da mistura entre álcool e direção. Quem vier aproveitar o São João em Aracaju deve se divertir com responsabilidade. Se beber, venha de Uber, táxi ou transporte coletivo. Esse é um trabalho essencial para salvar vidas”, destacou.
A programação da Semana Municipal do Trânsito segue até sexta-feira, 26, com novas ações educativas em diferentes pontos da cidade.
Confira a programação
Terça-feira – 23/06
Ação Educativa: Cortejo – Se Beber, Não Dirija
Equipe: CET / Teatro
Local: Mercado do Augusto Franco
Endereço: Rua Promotor Joaquim Valença, 350-208 – Farolândia
Horário: 8h
Quinta-feira – 25/06
Ação Educativa: Cortejo – Se Beber, Não Dirija
Equipe: CET / Teatro
Local: Entorno da Praça Fausto Cardoso
Endereço: Praça Fausto Cardoso – Centro
Horário: 8h
Sexta-feira – 26/06
Ação Educativa: Cortejo – Se Beber, Não Dirija
Equipe: CET / Teatro
Local: Em frente ao HUSE
Endereço: Avenida Presidente Tancredo Neves, 7501 – Capucho
Horário: 8h.
